BonDefense

BonDefense

O vírus do mosaico da mancha verde do pepino (CGMMV) é um vírus persistente que se espalha facilmente e rapidamente. Uma lavoura menos suscetível previne infecções. A Rijk Zwaan desenvolveu um tipo de resistência contra CGMMV. Essa resistência está presente em muitas variedades de pepinos da Rijk Zwaan, as quais levam no rótulo uma identificação CGMMV e fazem parte da linha de produtos BonDefense.

Alta Resistencia

As variedades de pepino BonDefense possuem alta resistência contra o vírus do mosaico da mancha verde do pepino, exibindo pouco ou nenhum sintoma da doença na folhagem e nos frutos. Além disso, nas variedades de alta resistência, o vírus se multiplica muito mais lentamente que em variedades suscetíveis.

Pesquisas independentes mostram que, após 40 dias, o nível de infecção numa variedade BonDefense, como a Bonbon RZ, por exemplo, é 95% menor que o nível de infecção observado em variedades suscetíveis. Esses resultados também foram atingidos na prática.

Benefícios Práticos

A falta de sintomas de vírus em pepinos BonDefence e a disseminação lenta das doenças são benefícios significativos para os produtores. Em comparação com as variedades suscetíveis comumente usadas, as variedades BonDefence oferecem:

  • Maior produção
  • Melhor qualidade dos frutos
  • Menor concentração de vírus
  • Disseminação mais lenta de planta para planta

Trabalhando com higienização

As variedades BonDefense são resistentes contra o CGMMV, porém,  não são imunes. Portanto, é essencial que se trabalhe higienicamente para minimizar a disseminação de doenças causadas pelo vírus.

Uma boa higienização também é importante para prevenir infecções via sementes de outras empresas de produção ou de outras lavouras, em safras subsequentes. Uma variedade saudável de CGMMV pode, ainda assim, abrigar o vírus e transmiti-lo para variedades não resistentes. A Rijk Zwaan está profundamente empenhada em expandir sua linha de variedades de pepino resistentes a CGMMV para permitir a produção durante o ano inteiro.

Mais informações sobre pepinos BonDefense