A história do Nikos

"Maior prazo de validade significa menos desperdício"

Quais características determinam quanto tempo um vegetal permanece fresco? E como a Rijk Zwaan pode melhorar isso no nível genético? Nikos Ntagkas explica apaixonadamente tudo sobre isso. Como pesquisador de pós-colheita na Rijk Zwaan, ele investiga tudo relacionado à vida útil dos vegetais. Seu desejo de contribuir para um mundo melhor é a maior motivação de Nikos.

Maior vida de prateleira

“Se os vegetais tiverem uma vida de prateleira prolongada, ou seja, se permanecerem frescos por mais tempo, haverá menos desperdício. A energia envolvida na produção e transporte de hortaliças não é mais desperdiçada e o rendimento financeiro da colheita é maior, o que se traduz em uma renda mais alta para o produtor. Quando você olha assim, uma vida de prateleira mais longa está diretamente ligada a questões globais, como sustentabilidade e segurança alimentar.”

As razões por trás do desperdício

“Uma causa importante do desperdício de alimentos é a falta de conscientização entre os consumidores. As pessoas são rápidas em jogar comida fora sem realmente pensar nisso. Na União Europeia, as famílias consumidoras representam 53% de todos os alimentos desperdiçados e outros 30% do desperdício de alimentos ocorrem durante a produção e o processamento.

Em nosso setor, a crescente demanda dos consumidores por mais variedade e conveniência é refletida em uma ampla gama de vegetais frescos e ensacados, por exemplo. Isso tem um efeito negativo no prazo de validade. ”

Soluções inovadoras

"Na Rijk Zwaan, desenvolvemos uma característica inovadora em alface, que reduz o rosado nas bordas. KnoxTM prolonga a vida de prateleira da alface por pelo menos dois dias. Também estamos trabalhando para prolongar o prazo de validade de outros vegetais, como tomate, pepino e pimentão, e estamos estudando como os diferentes tipos de materiais de embalagem afetam o prazo de validade. ”

Nível pessoal

Quanto ao próprio Nikos, ele tenta evitar desperdiçar legumes o máximo possível e ainda dá algumas dicas: “Compre vegetais em suas estações naturais. Isso é mais saudável e também gera menos desperdício. Armazene os legumes adequadamente; não refrigere os tomates e mantenha-os em algum lugar leve. Isso ajuda a preservar seu valor nutricional, além de ficarem com um sabor melhor também. ”

Juntamente com Nikos, a Rijk Zwaan está trabalhando para desenvolver variedades resilientes que tenham uma vida de prateleira melhor e que retenham seu sabor e valor nutricional por mais tempo. Isso reduz a quantidade de desperdício de alimentos e resulta em mais vegetais disponíveis para produtores e consumidores.