Rijk Zwaan se concentra em "Inovação para a sustentabilidade" na Fruit Logistica

Mais limpa, mais eficiente e mais sustentável: a produção de hortaliças está evoluindo em todo o mundo

Os vegetais estão sendo cultivados de maneira mais limpa, mais eficiente e mais sustentável. A Rijk Zwaan apóia métodos de produção inovadores, fornecendo extensa experiência técnica e variedades fortes que são resistentes a doenças e pragas. Em consonância com o tema “Inovação para a sustentabilidade” na Fruit Logistica em Berlim, a empresa de melhoramento de legumes está destacando tópicos como hidroponia.

Local para local

A demanda por vegetais saudáveis, limpos e saborosos continua a crescer em todo o mundo. Em consonância com a forte tendência "local para local", métodos novos e avançados estão ajudando a garantir que os vegetais possam ser produzidos localmente de maneira eficiente e sustentável.

Produção segura de alimentos

A hidroponia é um exemplo de um método de produção inovador. De acordo com Peter Sonneveld, que é especialista em mercado de hidroponia na Rijk Zwaan desde maio de 2018, esse método está ganhando popularidade em todo o mundo, especialmente em cultivos folhosos. "Estamos vendo a técnica de filme nutricional (NFT) e a cultura de águas profundas (DWC) sendo usadas em muitas configurações de efeito estufa, de baixa a alta tecnologia. As estufas de alta tecnologia são amplamente automatizadas e são encontradas principalmente no noroeste da Europa, Europa Oriental, Rússia e América do Norte. A hidroponia é um método de produção extremamente seguro para os alimentos, o que implica a máxima reutilização de água e fertilizantes e o uso de nenhum - ou o mínimo necessário - de produtos químicos. É extremamente sustentável”, diz ele.

Conhecimento e variedades

Vários colegas da Rijk Zwaan têm experiência em hidroponia, continua Sonneveld: “Estamos felizes em compartilhar esse conhecimento com os produtores e outros parceiros da cadeia. Além disso, oferecemos variedades fortes. Na Fruit Logistica apresentamos vários tipos de alface e conceitos adequados para a produção hidropônica: Alface Crystal, Salatrio e Salanova. Temos mais de 50 variedades que podem ser cultivadas hidroponicamente. Mais recentemente, começamos a desenvolver variedades de alfaces hidropônicas que podem ser colhidas como "adolescentes" - a meio caminho entre o estágio de babyleaf e a maturidade total. Uma das maiores vantagens é que isso reduz o desperdício para as empresas de processamento, ajudando a maximizar seu lucro”.

Resistências a doenças

O orgânico é outro mercado em crescimento, e que também está bem alinhado com a busca por métodos de produção mais sustentáveis. De acordo com Heleen Bos, Especialista em Orgânicos da Rijk Zwaan, os varejistas estão respondendo às demandas de "consumidores conscientes" que estão procurando comprar produtos livres de produtos químicos. “Os varejistas estão listando cada vez mais vegetais orgânicos; na verdade, eles estão ansiosos para fazer isso. O mercado está longe de estar saturado. Na Rijk Zwaan, os produtores orgânicos têm muitas opções, pois 40% da nossa gama é adequada para produção orgânica. Em outras palavras, as variedades têm resistências a doenças e pragas e respondem bem aos fertilizantes orgânicos. Além disso, podemos ajudar os produtores na transição para o orgânico e estamos felizes em compartilhar nosso conhecimento técnico e de mercado com eles.” É assim que a Rijk Zwaan está trabalhando para compartilhar um futuro saudável.