A história de Johan Schut

"Nova resistência a míldio poderá dar mais segurança aos produtores orgânicos de alface"

Para os produtores orgânicos de alface, é essencial ter certeza de uma boa colheita. A Rijk Zwaan oferece uma escolha de cerca de 60 variedades orgânicas com resistências extensivas contra doenças e pragas, que respondem bem aos fertilizantes orgânicos. Uma nova resistência horizontal ao míldio poderia agora representar um próximo passo importante. Johan Schut, Gerente de Melhoramento de Alface, fornece uma visão geral deste e de outros desenvolvimentos de melhoramento de semente de alface orgânica.

Entendendo as necessidades dos produtores

“O que os produtores orgânicos procuram em uma variedade de alface não é, na verdade, tão diferente do que seus colegas que cultivam alface tradicionalmente querem. Os critérios mais importantes para ambos os grupos são resistências a doenças e pragas, especialmente contra o míldio (Bremia) e pulgões (Nasanova ribisnigri Nr: 1). Além disso, a alface deve ter uma aparência atraente, bom sabor e não ser suscetível a queima de ponta. A principal diferença entre eles é que a variedade deve responder bem aos fertilizantes orgânicos. É importante que tenhamos um bom contato com os produtores porque queremos entender suas necessidades. Estamos vendo um crescimento sólido de alface orgânica em mercados do mundo inteiro”.

Testando em estágio inicial

“Como as demandas são tão semelhantes, os programas de melhoramento da Rijk Zwaan para alfaces tanto orgânicas quanto tradicionais ocorrem em paralelo. Na fase antes do lançamento comercial - fase 3 ou até fase 2 -, nós conscientemente escolhemos montar ensaios de variedades altamente promissoras em sistemas de cultivo orgânicos, sob a supervisão de nossos especialistas em alfaces. Isso nos permite ver qual alface apresenta bom desempenho em um estágio inicial. Temos um campo de teste orgânico separado para culturas de campo aberto em Welver, na Alemanha, pelo mesmo motivo, e a propagação é feita separadamente também. A semente é produzida por produtores certificados na Holanda e na Austrália. Portanto, todas as nossas 60 variedades de alface estão disponíveis como sementes orgânicas e não apenas como não tratadas quimicamente (NCT)”.

Sempre uma variedade adequada

“Com 60 variedades, nossa gama de alface orgânica é muito extensa e nossa base de clientes inclui produtores orgânicos de todo o mundo. Algumas das favoritas são as variedades de alface roxa, Jerrican RZ, e a Tombelo RZ, verde, que produz grandes e firmes cabeças de alface. Em alface tipo Iceberg, as variedades Jasperinas RZ e Diamantinas RZ são populares entre os produtores há vários anos. Enquanto isso, o Kisheri RZ é uma variedade tipo Oak Leaf verde que é cultivada amplamente na Alemanha e na França. Quer produzam em estufas ou ao ar livre, os cultivadores orgânicos podem sempre encontrar uma variedade adequada - até mesmo para os tipos verde e roxo de alface tipo Batavia, Lollo, Cos e até Salanova®.”

Resistência horizontal ao míldio

“O maior desafio no melhoramento de alface é o fato de que novas variedades de míldio estão surgindo o tempo todo. Continuamos incorporando novas resistências, mas o míldio continua se adaptando a elas, então agora estamos seguindo por uma abordagem diferente. Algumas variedades antigas de alface silvestre são menos suscetíveis ao míldio. Elas parecem ser mais resistentes à doença porque há mais genes envolvidos. Nós chamamos isso de resistência "horizontal" ao míldio. O melhoramento é difícil porque não é tão simples identificar os componentes dessa característica, mas estamos fazendo um bom progresso. Testamos nossa primeira variedade potencial, mas ainda levará algum tempo até que as variedades estejam disponíveis comercialmente. Este é um desenvolvimento muito interessante para os métodos de produção orgânica e tradicional, porque dá aos produtores mais certeza de uma boa colheita.”

Alface orgânica embalada

“A conveniência é um aspecto importante para a Rijk Zwaan ao criar variedades de alface para o mercado tradicional e resultou em alface embalados, sanduíches ou saladas processadas. Mesmo que esse ainda seja um mercado relativamente novo para a alface orgânica, acredito que crescerá. Mais e mais jovens estão comprando vegetais orgânicos porque querem um produto confiável que não envolva o uso de produtos químicos. Esses consumidores estão procurando produtos orgânicos e convenientes, e podemos atender a ambas as necessidades”.