Falando em Hidroponia

O método de hidroponia permite a produção sustentável de alface em qualquer lugar do mundo

A alface está sendo cultivada de forma cada vez mais limpa e sustentável em todo o mundo graças à hidroponia. Este inovador método de produção ainda está ganhando terreno, explica Peter Sonneveld, Especialista em Mercado da Rijk Zwaan.

Demanda crescente

“Há uma demanda crescente por vegetais saudáveis, limpos, saborosos e preferencialmente produzidos localmente em todos os continentes. Hidroponia - um método de produção inovador que é especialmente adequado para cultura de folhosas - atende a todas essas necessidades do mercado. É, particularmente, um alimento seguro, uma vez que os produtores usam poucos ou nenhum produto químico. Além disso, água e fertilizantes são reutilizados o máximo possível. Em outras palavras, é uma abordagem muito sustentável. Por isso, não é surpreendente que a área de produção tenha aumentado em dois dígitos nos últimos anos, e é esperado que esse forte crescimento continue no futuro próximo”, diz Sonneveld.

Seis vezes mais rendimento

Da Europa à Ásia e da Rússia as Américas, a produção em hidroponia está aumentando rapidamente em todos os lugares, de acordo com o especialista do mercado, principalmente em estufas de alta tecnologia ou fábricas de plantas. A maioria dos produtores usa a cultura de águas profundas (DWC) ou a técnica de nutrientes (NFT). Sonneveld acrescenta: “Por ser um sistema fechado ou semifechado, a produção baseada em hidroponia é possível em quase todos os climas do mundo. Uma vez que os produtores não estão mais à mercê das condições climáticas, eles podem produzir verduras durante todo o ano - além disso, as plantas crescem mais rapidamente também. Esse método de produção de última geração permite que eles atinjam até seis vezes mais produtividade do que uma produção convencional, ou seja, em campo aberto”.

Sustentabilidade como objetivo

Este método de produção oferece benefícios de segurança alimentar, sustentabilidade e eficiência para consumidores e produtores, explica Sonneveld, razão pela qual a Rijk Zwaan está incentivando sua adoção. "É uma combinação perfeita com o Décimo Segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: produção e consumo responsáveis. Esse é um dos vários ODS com os quais alinhamos nossos próprios objetivos de sustentabilidade. Temos mais de 50 variedades que são adequadas para hidroponia e oferecemos orientação técnica para produtores, receitas através da nossa plataforma de consumidor Love my Salad, bem como novos conceitos para produtores, varejistas e o setor de conveniência… então nosso engajamento é amplo”.

Salanova® Teenleaf

Um dos novos conceitos da Rijk Zwaan é o desenvolvimento de variedades de alfaces hidropônicas que os produtores possam colher enquanto ainda são jovens, explica o especialista em mercado. “Esses 'adolescentes' são colhidos a meio caminho entre o estágio de babyleaf e se tornando uma cabeça madura de alface. Uma das maiores vantagens disso é reduzir o desperdício para as empresas de processamento, ajudando assim a maximizar seu lucro. Portanto, este conceito Salanova® Teenleaf (ainda não disponível no Brasil) definitivamente oferece potencial para ganhos. É apenas um exemplo de como estamos trabalhando juntos no setor agroalimentar para melhorar gradualmente a sustentabilidade da produção e consumo de hortaliças." É assim que compartilhamos um futuro saudável.

Leia mais sobre nossas soluções em hidroponia ou conheça nosso e-commerce de folhosas específicas para esse sistema de produção.