Tendências na categoria de frutas e vegetais frescos

Tomate saladete/italiano agrada aos consumidores que passaram a cozinhar mais em casa

A crise do coronavírus estimulou novas tendências de consumo na categoria de frutas e vegetais frescos. Nos últimos meses, por exemplo, os varejistas europeus viram um aumento na demanda por tomates do tipo italiano como ingredientes para sopas e molhos caseiros. Uma tendência semelhante também se destaca em kits de refeição fresca, que geralmente incluem este tipo de tomate. A variedade Plumola RZ vermelha escura oferece aos consumidores que cozinham em casa uma experiência ainda melhor com produtos frescos.

Tendências de consumo

Nos últimos meses, a Rijk Zwaan realizou pesquisas entre seus parceiros de Chain na Europa para estudar o impacto do surto de coronavírus. A empresa de melhoramento de vegetais combinou os resultados com análises mais amplas do setor e chegou em mudanças nas tendências de consumo. De acordo com especialistas do setor, os conceitos ‘fresco e saudável’, ‘novos canais’, ‘comida caseira’ e ‘produto/produtor local’ vieram para ficar e continuarão a ser importantes após a crise do coronavírus.

Sucesso dos kits de produtos frescos na Holanda

Os varejistas estão realmente vendo mudanças no comportamento de compra do consumidor como resultado dessa mudança. Os consumidores estão comprando mais vegetais frescos e saudáveis para cozinhar em casa. O gerente de Chain, Maarten van der Leeden, comenta: “Os kits de produtos frescos são um grande sucesso para os varejistas holandeses. Essa tendência já existia antes do surto do coronavírus, mas a crise a acelerou. Alguns varejistas listam até 50 tipos diferentes de kits que permitem quem cozinha em casa a preparar refeições convenientes e saudáveis. Os kits de produtos frescos facilitam a vida dos consumidores ”.

Melhor experiência de produtos frescos para os consumidores

Este ano, tanto para seus kits de produtos fresco para preparação  de sopa de tomate e lasanha  quanto para tomates do tipo italiano vendidos a granel, os varejistas holandeses estão selecionando Plumola RZ, uma variedade de tomate com o rótulo Internal Red. Como o nome indica, esses tomates são de uma cor vermelha profunda - da polpa ao caroço. Além disso, possuem um sabor excelente. “Essas duas características contribuem para uma experiência ainda melhor com produtos frescos para os consumidores, e isso foi comprovado anteriormente em testes realizados por chefs. O vermelho intenso proporciona um molho de tomate mais saboroso com uma cor mais vibrante e atrativa. Além disso, o alto rendimento, a boa vida útil e a facilidade de manejo da Plumola RZ a tornam uma variedade atraente para os produtores ”, diz Van der Leeden.

 

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À venda na Bélgica como Ruby Red

Na Bélgica, outra variedade de tomate saladete/italiano de sucesso com o rótulo Internal Red é a Vivolia RZ, que é muito semelhante à Plumola RZ. A cooperativa de produtores belgas BelOrta vende este tomate do tipo italiano com o rótulo Ruby Red - ressaltando o sabor e a cor vermelha intensa do tomate - desde 2017. Van der Leeden: “Vimos um aumento semelhante nas vendas desta variedade de tomate italiano na Bélgica desde a crise do coronavírus. Nossos tomates de colaração intensa parecem ser a resposta perfeita para o aumento da demanda por ingredientes frescos e saudáveis para cozinhar em casa. ”

Stronger Together

Na Rijk Zwaan, estamos focados em apoiar produtores e parceiros em seus esforços para produzir, distribuir e/ou processar frutas e vegetais frescos. Com base nas mais recentes tecnologias e dados do mercado, temos muito prazer em ajudar a cadeia de produtos frescos a se adaptar à "nova economia", oferecendo conselhos e soluções sob medida, relevantes e aplicáveis. Se você quiser saber mais, entre em contato conosco: info@rijkzwaan.com.br ou (19)  3802-8100.