XX | Hero | VI24 | Stories | Spinach

Notícias - 02-07-2023

Denominação de novas raças oficiais de míldio em alface

Em 1º de julho, o comitê europeu do International Bremia Evaluation Board (IBEB-EU) publicou três novas variantes de míldio em alface: Bl:38EU, Bl:39EU e Bl:40EU. Um número considerável de variedades atuais de alface da Rijk Zwaan são resistentes a essas três novas raças.

Novas raças oficialmente denominadas
O míldio pode danificar as folhas de alface em culturas protegidas e em campo aberto, resultando em perda de rendimento. As novas variantes do míldio (Bremia lactucae ou Bl) foram encontradas em toda a Europa, mas apenas uma ou duas raças estão presentes na maioria das áreas.O IBEB-EU espera que essas variantes se espalhem ainda mais no verão e no outono deste ano, embora atualmente seja difícil prever quais áreas serão mais ou menos afetadas.

À frente com cultivos robustos
O míldio está evoluindo geneticamente o tempo todo. “Na nossa instalação de pesquisa de fitopatologia, realizamos testes extensivos durante todo o ano em nossas variedades de alface para observar se elas são resistentes às diferentes raças de Bremia”, explica o colega Hans van der Schee, assistente de implementação de fitopatologia.“Compartilhamos nossos resultados com nossas equipes de melhoramento de alface para que eles possam selecionar apenas as variedades que demonstram resistência. Isso mantém os produtores de alface à frente com cultivos robustos”, acrescenta.

O desenvolvimento de resistências contra o míldio é um dos pilares do programa de melhoramento de alface da Rijk Zwaan. Nossos especialistas em cultivo terão prazer em explicar mais sobre a variedade atual de variedades de alface e suas resistências.

Soluções sustentáveis
A Rijk Zwaan é uma forte defensora do manejo integrado de pragas e doenças para reduzir o risco de surtos de doenças. Embora as variedades resistentes desempenhem um papel vital, também recomendamos o uso de agentes de proteção de cultivos apropriados – e sempre com moderação – para evitar o desenvolvimento de novas variantes de míldio. Além disso, a implementação de boas práticas de higiene, como lavrar prontamente os resíduos da colheita e as culturas doentes, pode ajudar a reduzir a propagação do míldio na alface.

Conselho Internacional de Avaliação do Bremia
O International Bremia Evaluation Board (IBEB) é uma iniciativa conjunta de empresas de cultivo de alface nos EUA, França e Holanda, a Universidade da Califórnia-Davis nos EUA, o Serviço de Inspeção de Horticultura da Holanda (Naktuinbouw) e a Estação Nacional de Sementes da França ( GEVES). A missão do IBEB é identificar novas raças de Bremia lactucae que representem uma ameaça significativa à produção de alface na América do Norte ou na Europa e promover o uso de nomes de raças padronizados na comunicação com os produtores.

As corridas são identificadas e nomeadas pelos comitês regionais do IBEB especificamente para cada continente. Para mais informações, visite o site da Federação Internacional de Sementes.

As raças Bl:16-28EU de Bremia lactucae quase não são mais observadas na prática na Europa e, portanto, não têm valor para descrever os níveis de resistência à doença. Portanto, a partir de 1º de julho de 2023, as alegações de resistência comercial para variedades de alface se referirão apenas a Bl: 29EU e raças com maior número, e não mais às raças Bl: 16-28EU. No Brasil, a Rijk Zwaan utiliza-se das mesmas denominações.