XX - News - Hero - VI24 - Cadeia do Frio

Knowledge Sharing - 28-08-2023

As hortaliças e a Cadeia do Frio

As frutas e hortaliças são produtos vivos, que respiram e transpiram mesmo após sua colheita. A temperatura é um dos fatores mais importantes a serem observados quando falamos na manutenção da qualidade desses produtos, em sua jornada até o consumidor. Quando a temperatura é mais alta, os vegetais transpiram mais rápido, consumindo suas reservas de água e nutrientes – perecendo de forma precoce. Então, percebemos a importância da cadeia do frio para a garantia de um pós-colheita saudável.

O QUE É A CADEIA DO FRIO

Cadeia do frio é um conceito que basicamente significa o resfriamento de um produto desde a colheita até o seu destino. Ainda que pareça uma tarefa simples, este é um grande desafio para os produtores e varejistas como: redução de calor do campo ( imediatamente após a colheita) ou pré-resfriamento, utilização de embalagens adequadas e um transporte climatizado. Ainda cabe citar que o frio apenas mantém a qualidade do produto recebido em cada etapa, sendo importante que toda a cadeia ocorra de forma ininterrupta. Cada hortaliça possui sua faixa ideal de temperatura de armazenamento.

Entre os benefícios da cadeira do frio, estão:
- Manutenção da qualidade do vegetal (frescor, textura, cor, sabor...)
- Redução da perda de massa
- Maior segurança alimentar

O DESAFIO NA PRÁTICA

A refrigeração de produtos se faz ainda mais importante quando tratamos de um país tropical, como o Brasil – dependente do modal rodoviário para distribuição de sua produção ao longo de todo território nacional o que torna o processo de transporte mais lento e oneroso tornando a necessidade de controle de cadeia de frio ainda mais essencial. Mas, na prática, ainda é um processo que necessita de muito crescimento em sua disponibilidade.

Um grande obstáculo da cadeia do frio é a interrupção da refrigeração. O que significa que desde a colheita, passando por processos de seleção,classificação, processamento ou embalamento em packing-house deveria ser mantido a temperatura estável ou minimamente ideal. Porém o que ocorre em muitos casos é que o produto não aguarda transporte já em temperaturas ideais ou só há câmaras frias até a fase do packing house – muitas vezes e dali em diante não há mais controle de temperatura ou ainda flutuação das condições de armazenamento, de forma que o consumidor encontra seu produto em expostos nas lojas sob condições de temperatura ambiente. Dessa forma, os elos da cadeia se desintegram e a qualidade oferecida é reduzida, a vida útil do produto também gerando impacto negativo também no que se refere a descarte e desperdício de alimentos.

A RIJK ZWAAN EM BUSCA DE SOLUÇÕES

A Rijk Zwaan tem a missão de sempre colaborar ativamente com seus parceiros para oferecer alimentos de alta qualidade. Nossos especialistas estão sempre em busca de soluções e inovações para suprir as necessidades dos clientes, em qualquer desafio.

Nas sementes Rijk Zwaan, você encontra tecnologia para um pós-colheita duradouro. Com nossos especialistas, você encontra diversas possibilidades de melhoria de processos para otimizar ainda mais a sua produção.