04 Feb 2021

Como o melhoramento de vegetais pode ajudar a atender às demandas dos consumidores por sustentabilidade

Hoje em dia, a sustentabilidade está cada vez mais incorporada aos negócios de uma empresa. Os consumidores têm grandes expectativas em termos de produção orgânica, da redução do uso de pesticidas e de alternativas às embalagens de plástico. Então, como as empresas de melhoramento de vegetais auxiliar na oferta de soluções para consumidores cada vez mais exigentes?

Produção sustentável com CleanLeaf®

De acordo com a associação de consumidores dinamarquesa Forbrugerrådet Tæk, varejistas do país como Aldi, Coop e Lidl estão respondendo a essa tendência de consumo requisitando aos seus fornecedores que fiquem bem abaixo dos limites legais para os níveis de pesticidas. Para ajudá-los, a Rijk Zwaan incorpora medidas de sustentabilidade em seu processo de melhoramento de vegetais, não apenas investindo no cultivo de variedades resistentes a várias doenças, mas também explorando outras características das plantas que podem contribuir para um mundo mais sustentável. Um exemplo de tal projeto é o conceito de berinjela CleanLeaf®.

CleanLeaf® está alinhada com as expectativas dos consumidores

O conceito CleanLeaf® da Rijk Zwaan está alinhado com as crescentes expectativas do consumidor relacionadas à sustentabilidade. A primeira variedade lançada recentemente, chamada Kesia RZ, prospera em condições mediterrâneas, como na Espanha e na Grécia, e também é extremamente adequada para o cultivo biológico. As plantas de berinjela CleanLeaf® quase não possuem pelos e, portanto, são menos atrativas para certas pragas. Isso melhora o manejo integrado de pragas e faz com que menos pulverizações corretivas sejam necessárias, resultando em menos resíduos nos frutos.

Frutos mais atrativos e menos desperdício

Além da planta, o cálice da berinjela também possui menos pelos e é mais verde em comparação com as variedades convencionais. Isso a torna mais atraente para os consumidores; de acordo com pesquisas realizadas com consumidores, foi verificado que 57% deles preferem a versão sem pelos, mais ecológica, em comparação com 31% que preferem a variedade convencional. A pesquisa também demonstrou que a Kesia RZ tem uma boa vida útil, levando a menos desperdício de alimentos. A criação de produtos com longa durabilidade é outro exemplo de como a Rijk Zwaan está ajudando produtores e varejistas a atingir suas metas de sustentabilidade. Já os consumidores se beneficiam não só de um produto mais sustentável, mas também mais atraente.

 

Informações:

A Rijk Zwaan muita satisfação em colocar varejistas e comerciantes em contato com produtores para que possam experimentar novos conceito. Para obter mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (19) 3802-8100 ou  info@rijkzwaan.com.br