22 Oct 2020

Empresa familiar Rijk Zwaan está no caminho certo

A empresa de melhoramento de hortaliças Rijk Zwaan alcançou um faturamento de 477 milhões de euros no exercício financeiro de 2019/2020. Esse valor representa um crescimento de 8,5% em relação ao último ano.

O faturamento da Rijk Zwaan cresceu em sua quase totalidade de segmentos olerícolas e regiões. Sua participação de mercado de cerca de 9% a posiciona entre as quatro maiores empresas de sementes de hortaliças do mundo. A força de trabalho também continuou a crescer, a Rijk Zwaan agora emprega 3.500 pessoas, sendo cerca de 1.450 funcionários baseados na Holanda.

 Sementes de hortaliças que garantem o abastecimento alimentar mundial

Os vegetais e as suas sementes são partes essenciais da cadeia de abastecimento alimentar e constituem a base de uma alimentação saudável e variada. "O último trimestre do ano financeiro de 2019/2020 foi altamente impactado pela COVID-19. De uma perspectiva internacional, isso nos apresentou uma série de desafios logísticos. As autoridades rapidamente perceberam que as sementes de hortaliças são importantes para o abastecimento alimentar mundial. Graças às abordagens das 'vias verdes', as fronteiras internacionais permanecerem abertas para o nosso setor e, como empresa, pudemos manter nossos processos operacionais - embora com algumas mudanças - para continuar a fornecer sementes de vegetais aos nossos clientes em todo o mundo", reflete Ben Tax, membro do Conselho Diretor.

 Variedades e soluções personalizadas

Em 2019/2020, a Rijk Zwaan investiu 130 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, o que representa 27,5% do faturamento anual. Oferecendo mais de 1.500 variedades de vegetais, a empresa possui culturas específicas para cada zona climática, com tratos e características adequadas para diferentes métodos de cultivos e preferências do consumidor. "Nós traduzimos os desejos e as necessidades do mercado em objetivos para nossos programas de melhoramento. Em nossos laboratórios, realizamos pesquisas em campos de biotecnologia, qualidade de sementes e fitopatologia para acelerar nossas atividades de melhoramento, para estudar a genética de novos métodos de cultivo e poder fornecer sementes de alta qualidade". No último ano,  os lançamentos da Rijk Zwaan incluíram variedades de pepino resistentes ao fusarium e a primeira berinjela não pilosa que é mais resistente aos danos de pragas. A empresa também também atendeu às tendências de consumo, introduzindo variedades de vegetais especialmente sob medida para kits de refeição fresca e para o segmento de orgânicos.

Investimentos

O número crescente de novas instalações de produção, de pesquisa e de escritórios também destacam a vitalidade da empresa. A nova sede da Rijk Zwaan na China, que também é uma estação de pesquisa e demonstração, foi inaugurada em maio de 2020, e novas instalações também foram concluídas no Chile e na Polônia em 2019/2020. Este ano serão finalizadas as obras das novas instalações de melhoramento de tomate, pimenta e berinjela da Rijk Zwaan em De Lier, que representa o maior investimento da empresa em novas construções.

Uma empresa familiar forte e estável

Hoje, a Rijk Zwaan tem sua sede em De Lier e uma unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Fijnaart na Holanda, e mais de 30 subsidiárias internacionais espalhadas por todo o mundo, mas suas raízes holandesas datam de 1924. Desde 1989, aproximadamente 90% da empresa independente pertence a três famílias e os 10% restantes são de vários membros da força de trabalho na forma de ações. A empresa tem uma forte reputação de ser leal aos seus funcionários. “A satisfação do funcionário é nossa prioridade número um, por isso oferecemos a todos os 3.500 funcionários em todo o mundo um trabalho prazeroso, com bons benefícios e um contrato permanente em um ambiente de trabalho agradável”, explica Tax.

Olhando para frente

“Estamos confiantes no novo ano financeiro. Diversos canais de vendas estão reagindo à situação do COVID-19 de maneira diferente, entretanto, e quanto mais as restrições de viagem durarem, maiores serão os desafios. Então, isso é uma ameaça, é claro, mas nada que não possamos enfrentar ”, afirma Tax com firmeza. Também há oportunidades: “Apoiamos totalmente o crescente enfoque da sociedade em disponibilizar alimentos saudáveis ​​para todos. Como uma empresa de melhoramento de vegetais, estamos empenhados em contribuir com essa causa, lançando as bases para vegetais saudáveis ​​e atraentes."

Cultivo da próxima geração: alface é produzida durante todo o ano nesta "fábrica de plantas" climatizada no Japão.

Family-owned company Rijk Zwaan still on track

Instalação de Pesquisa e Desenvolvimento da Rijk Zwaan em Fijnaart (Holanda).

Family-owned company Rijk Zwaan still on track