23 Mar 2021

O setor global de sementes se compromete com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

As empresas de sementes e associações que representam diferentes regiões do mundo se reuniram recentemente para assinarem a Declaração conjunta. Eles expressaram seu compromisso de apoiar ativamente a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e de demonstrar proativamente suas extensas e diversificadas contribuições para sistemas alimentares sustentáveis. O setor também solicita mais cooperação público-privada para atingir os objetivos. Como uma empresa de melhoramento de vegetais, a Rijk Zwaan reconhece seu papel fundamental para o abastecimento mundial de alimentos e estamos comprometidos em contribuir para os ODS.

O setor de sementes reconhece o grande desafio para a agricultura de produzir alimentos suficientes, seguros e nutritivos para uma população global que deverá chegar a 10 bilhões até 2050, em meio à crescente pressão das mudanças climáticas e da escassez de recursos naturais.

Semente como ponto de partida

Por meio da Declaração, as organizações do setor de sementes traçam um conjunto comum de princípios para a ação global de apoio à agricultura e horticultura sustentáveis. Marco van Leeuwen, Diretor Executivo da Rijk Zwaan e vice-presidente da Federação Internacional de Sementes (ISF) disse: “É urgente ter uma melhor disponibilidade de alimentos seguros, nutritivos e acessíveis para todas as pessoas em todo o mundo. Acreditamos que transformar os sistemas alimentares do mundo exige os esforços de todos os elos da cadeia de valor. Como um setor de sementes, estamos no início da cadeia alimentar e, com esta Declaração, expressamos nossa prontidão e compromisso em participar dos diálogos para apoiar ativamente a realização dos ODS ”.

Federação Internacional de Sementes vai se juntar à Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU

A “Declaração do Setor de Sementes”, assinada por empresas de sementes de todos os tamanhos e representações geográficas e por associações de sementes que representam centenas de empresas por país, foi lançada como parte do compromisso do setor com a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, agendada para setembro de 2021 em Nova Iorque. Leia a declaração completa no site da International Seed Federation (ISF)  .

Global seed sector commits to United Nations’ Sustainable Development Goals