20 Nov 2019

Por que a empresa de melhoramento de vegetais Rijk Zwaan está trabalhando para adicionar mais cor às hortaliças?

Uma gama variada e colorida de produtos frescos atrai os consumidores e pode incentivá-los a escolher produtos mais saborosos e saudáveis. É por isso que a Rijk Zwaan se concentra na cor como um de seus critérios na hora de trabalhar no melhoramento de sementes. Silvester de Nooijer, Gerente de Melhoramento de Pimentão e Berinjela, explica porque a empresa de melhoramento de hortaliças decidiu por essa abordagem.

Variação no prato

“O principal fator é o mercado, que busca continuamente maneiras de diversificar. Produtores e varejistas querem hortaliças com novas cores. Se eles podem combinar cores diferentes em um único pacote, eles oferecem um valor agregado, resultando não apenas em produtos premium nas prateleiras, mas também em mais variações nos pratos das pessoas. A cor cria mais diversidade, especialmente em saladas. A Rijk Zwaan tem o prazer de contribuir com esse desenvolvimento como um parceiro inovador.”

Fazendo tudo certo

“Então, como fazemos isso? No pimentão, temos uma boa compreensão de quais genes influenciam na cor, mas ainda temos um longo caminho a percorrer antes de lançar uma nova variedade. É sobre acertar tudo. Queremos que uma nova variedade seja uma combinação de vários pontos positivos, como sabor, forma e características técnicas, além de ter uma cor atraente. Nas novas variantes de laranja e amarelo do segmento de pimentão doce, por exemplo, estamos focando fortemente no gosto das variedades, pois o sabor exclusivo de nossa variedade principal - Palermo RZ - estabelece um alto padrão. O comprimento das frutas também deve ser razoavelmente uniforme, para que os pimentões afiliados de cores diferentes possam ser vendidos juntos na mesma embalagem. ”

Paleta de cores

“A cor não é apenas uma consideração a ser levada nos pimentões pontiagudos, mas também em pimentões e tomates snack, couve-rábano, beringela e muitas outras culturas. Cada um tem sua própria paleta de cores. Portanto, embora saibamos o que determina a cor básica, é muito mais complexo encontrar os genes que influenciam sua intensidade. Ainda continuamos pesquisando. Uma cor verde clara fresca pode fazer os legumes para lanche (snack) parecerem ainda mais atraentes.”

Tendência em curso

“Cada país e cada mercado tem suas próprias preferências de cores; os consumidores podem gostar de vermelho escuro em um lugar e vermelho claro em outro. Nós levamos isso em consideração. Vemos mais variações de cores nos mercados de varejo maduros, como EUA, Canadá e Europa Ocidental - onde as lojas também vendem produtos amarelos e laranjas, além dos verdes e vermelhos - do que nos mercados mais tradicionais. Esperamos que a tendência de diversificação na categoria de produtos frescos continue em todo o mundo e estamos felizes em fazer parte disso como Rijk Zwaan.” É assim que compartilhamos um futuro saudável.