04 Oct 2018

Porque os consumidores em todo o mundo estão comendo cada vez mais vegetais como lanches

A tendência de vegetais como opções saudáveis para lanches já está presente no varejo. Consumidores de todo o mundo estão optando cada vez mais por mini tomates e mini pepinos. O que está impulsionando essa tendência e como a empresa holandesa de melhoramento de hortaliças Rijk Zwaan está respondendo às necessidades dos consumidores?

Voltando ao básico

As famílias estão ficando menores, estamos trabalhando (e ganhando) mais e também estamos dando importância crescente à saúde e à conveniência - e esses desenvolvimentos se refletem em todos os continentes, de acordo com Heleen van Rijn, Especialista em Marketing da Rijk Zwaan. “A Nielsen, empresa de pesquisa de mercado, valorizou o mercado global anual de lanches em US $ 374 bilhões, e os gastos crescem 2% ao ano. Há uma oferta muito ampla de lanches, mas as pessoas estão cada vez mais voltando a optar pelo básico: natural e saudável. Isso faz das frutas e legumes frescos os lanches perfeitos.”

Disponibilidade durante todo o ano

A Rijk Zwaan está ligada a esta tendência, explica Johan Vis, Especialista em Marketing de Tomates: “As verduras são uma tendência relativamente nova, portanto o quadro geral é semelhante em todo o mundo. O formato 'uma mordida', o sabor, a crocância e uma boa vida de pratileira são atribuitos importantes ao falarmos de hortaliçar para lanches. Os varejistas de todo o mundo querem oferecer lanches durante o ano inteiro. É por isso que nossos melhoristas estão focados no desenvolvimento de variedades apetitosas e com boas resistências. Assim, os clientes em todas as regiões de produção do mundo podem crescer usando métodos eficientes, livres de resíduos e cada vez mais orgânicos. Estamos continuamente inovando e melhorando nossa gama de produtos, adicionando novas cores, formas e sabores. Esperamos ver um crescimento contínuo no segmento de lanches nos próximos anos.”

Parceria RZ

Em vista disso, não é de surpreender que os lanches saudáveis tenham sido o tema chave no estande da Rijk Zwaan na Asia Fruit Logistica no início de setembro. A empresa apresentou os seus tomates vermelhos, laranjas e amarelos, um tomate laranja em forma de pêra, pimentões em várias cores e o pepino "uma mordida", que mede de 5 a 6 centímetros, além de ideias de embalagem para todos estes produtos . Heleen van Rijn: “Quando se trata de marketing, nós gostamos de ser um parceiro com todos os envolvidos na cadeia. Compartilhamos os resultados de nossos testes de sabor e pesquisa de consumo com eles e podemos desempenhar um papel no gerenciamento, posicionamento, promoção e embalagem da categoria. Juntamente com eles, podemos desenvolver ainda mais o mercado para lanches saudáveis, e isso se encaixa bem com o nosso objetivo maior, que é compartilhar um futuro saudável."