26 Oct 2021

A Rijk Zwaan continua a crescendo, mas sua missão permanece sólida.

A empresa de melhoramento de vegetais Rijk Zwaan gerou um faturamento líquido de € 498 milhões em seu exercício financeiro de 2020/2021, o que equivale a um crescimento de 4% em comparação com o ano anterior.

O faturamento da Rijk Zwaan cresceu em quase todos os cultivos e regiões. Com uma participação de mercado de aproximadamente 9%, a empresa de melhoramento de hortaliças continua sendo a número 4 no mercado global de sementes de hortaliças. A Rijk Zwaan atualmente emprega cerca de 3.600 pessoas, sendo 1.550 na Holanda e 2.050 funcionários em suas 37 subsidiárias em todo o mundo.

Expansão das atividades de pesquisa, melhoramento e produção

A empresa deu continuidade ao seu planejamento de investimentos em pesquisa, melhoramento e capacidade de produção em 2020/2021. “No último exercício financeiro, abrimos uma nova estação de melhoramento de tomates, pimentões e berinjelas em De Lier e um novo local para alface hidropônica em Dinteloord. Também começamos os preparativos para expandir nossas instalações de processamento e armazenamento de sementes em De Lier ”, disse Ben Tax, membro do conselho e co-proprietário da Rijk Zwaan. No ano passado, a Rijk Zwaan também expandiu suas instalações de pesquisa e melhoramento em países como França, Japão, Espanha e Turquia, e investiu em instalações de produção maiores no México.

Papel fundamental para a tecnologia

A Rijk Zwaan reinvestiu € 143 milhões (aproximadamente 30% de sua receita) em pesquisa e desenvolvimento no ano passado. “Em média, o melhoramento de hortaliças leva de seis a 16 anos. Graças a tecnologias como a inteligência artificial, podemos acelerar o processo de melhoramento para fornecer aos produtores acesso mais rápido a novas variedades de vegetais inovadoras ”, explica Ben Tax. A tecnologia desempenha um papel fundamental na Rijk Zwaan - não apenas em pesquisa e melhoramento, mas também em como a empresa mantém contato e colabora com parceiros e clientes. Em junho de 2021, por exemplo, a Rijk Zwaan lançou sua primeira loja na web - na Ucrânia - e a empresa estendeu o uso de plataformas de e-learning para compartilhar conhecimento técnico com produtores na Índia e na Alemanha.

Inovando para um abastecimento alimentar sustentável

Fornecer à população mundial alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável continua sendo uma prioridade. “À medida que o nível de conhecimento aumenta e novas tecnologias são introduzidas, os métodos de produção de vegetais vão mudando. Esse processo está sendo acelerado por iniciativas governamentais, como o European Green Deal e a Farm to Fork Strategy. Nosso papel é criar variedades de vegetais inovadoras, alinhadas aos novos métodos de produção e que também sejam fortes contra doenças e pragas ”, acrescenta. A Rijk Zwaan também está respondendo às tendências relacionadas ao cultivo, como colheita mecânica, produção orgânica, o uso reduzido de produtos químicos e novos métodos como hidroponia, bem como tendências de consumo, como conveniência e snacks, com o lançamento de inúmeras novas variedades de vegetais.

Colaboração dá suporte à agilidade

O principal objetivo da empresa familiar é oferecer a todos os funcionários da Rijk Zwaan um trabalho agradável e de longo prazo. “Graças à nossa estrutura de tomada de decisões descentralizada e nossa força de trabalho de 3.600 funcionários motivados e dedicados, permanecemos ágeis no ano passado. Juntos, estamos focados em fornecer sementes de hortaliças de alta qualidade e serviços de primeira linha aos nossos parceiros. É assim que contribuímos para a missão da Rijk Zwaan de ‘Compartilhar um futuro saudável’, e essa missão permanecerá inalterada ”, conclui Ben Tax. Nos próximos cinco anos, a Rijk Zwaan espera criar aproximadamente mais 800 empregos na Holanda e em suas subsidiárias.

As contas anuais da Rijk Zwaan Zaadteelt en Zaadhandel B.V. foram apresentadas à Câmara de Comércio holandesa em 25 de outubro de 2021.