01 Jun 2021

Variedades de alface da Rijk Zwaan têm resistência contra a nova raça de míldio BI: 37EU

O míldio é uma grande ameaça no cultivo de alface. O fungo pode danificar as folhas de alface tanto em cultivo protegido como em campo aberto, resultando em perda de produtividade. No ano passado, a European Commission of the International Bremia Evaluation Board (IBEB-EU) identificou uma grande ocorrência de uma nova variante de míldio de alface. Em 1 de junho de 2021, foi oficialmente denominado como Bl: 37EU. A grande maioria das variedades atuais de alface da Rijk Zwaan são resistentes à nova raça de míldio.

Denominação oficial da nova raça

Em 1 de junho de 2021, a European Commission of the International Bremia Evaluation Board (IBEB-EU) denominou oficialmente a nova raça BI:37EU. Esta variante do míldio (Bremia lactucae, Bl) foi encontrada em várias regiões da França nos últimos anos e, mais recentemente, também na Espanha, Portugal e Itália. Existe uma expectativa do IBEB-UE de que essa variante se espalhe no verão e no outono deste ano, embora atualmente seja difícil prever quais áreas serão realmente afetadas.

Resistências da Rijk Zwaan em alface

O desenvolvimento de resistências contra o míldio é um dos pilares do programa de cultivo de alface da empresa de melhoramento de vegetais Rijk Zwaan. “O míldio está evoluindo geneticamente o tempo todo e um grande número de isolados do fungo da planta já é conhecido mundialmente. Em nosso programa de melhoramento, trabalhamos continuamente para melhorar as características de nossas variedades de alface, incluindo a resistência a novas variantes de míldio. A grande maioria das variedades atuais de alface da Rijk Zwaan são resistentes à nova raça de míldio BI: 37EU ”, comenta Johan Schut, Breeding Manager Lettuce. Os especialistas em cultivo da Rijk Zwaan ficarão felizes em explicar mais sobre a linha de alface da empresa e suas resistências.

Solução Sustentável

A Rijk Zwaan é uma forte defensora de uma abordagem integral para combater doenças de plantas, a fim de reduzir o uso de defensivos agrícolas. Embora as variedades resistentes desempenhem um papel importante nisso, a empresa também aconselha agentes de proteção à cultura e medidas de higiene para prevenir o desenvolvimento de novas variantes do míldio. Boas práticas de higiene, como enterrar os resíduos da colheita e remover prontamente as plantas doentes, ajudam a limitar a propagação do míldio na alface.

International Bremia Evaluation Board

O International Bremia Evaluation Board (IBEB) é uma iniciativa conjunta de empresas de melhoramento de alface nos EUA, França e Holanda, a Universidade da Califórnia-Davis, o Serviço de Inspeção Holandês para Horticultura (Naktuinbouw) e a Estação Nacional de Sementes da França (GEVES) . A missão do IBEB é identificar novas raças de Bremia lactucae que representam uma ameaça significativa para o mercado de alface norte-americano ou europeu e promover o uso de nomes de raças padronizadas na comunicação com os produtores.

As raças são identificadas e nomeadas por comitês regionais do IBEB especificamente para cada continente. Para obter mais informações, visite o site da  Federação Internacional de Sementes.

Rijk Zwaan lettuce varieties have resistance against new downy mildew race